quarta-feira, 18 de julho de 2012

O que é menstruação?

A menstruação é um fenômeno comum a todas as mulheres saudáveis. Símbolo da feminidade, sua chegada é considerada um rito de passagem: a Menarca (primeira menstruação) marca a transição da menina para amocinha, que mais tarde se tornará uma mulher, capaz de gerar, carregar e dar vida.

A menstruação é um fenômeno natural: sua presença demonstra a normalidade do funcionamento e a saúde do corpo feminino, e sua ausência, quando não é indicativa de uma gestação, é geralmente associada a alguma patologia. Porém, a menstruação é um fenômeno controversial: ao mesmo tempo em que indica saúde e demonstra a capacidade de dar a vida, é também um fenômeno considerado desagradável, nojento, diminuidor, quase um castigo imposto às muheres pelo simples fato de serem mulheres.

A menstruação permanece, até hoje, um evento da esfera privada, que gera incômodo e do qual não se fala em público: um grande tabú. Porém, a jovem Diana Fabiánová tentou quebrar um pouco desse tabú, com seu maravilhoso documentário La Luna en Ti:

"Dor, enxaqueca, depressão... soam mais como uma doença do que como um processo natural, normal. Se estou sadia, porque dóem tanto meus períodos? Há algo errado com meu corpo?"
É com essa indagação que a jovem percorre o mundo, entrevistando profissionais de diversas áreas, para buscar uma solução ao seu dilema menstrual.

O que é a Menstruação?

A menstruação é o início do ciclo sexual feminino. Dura em média de 3 a 7 dias, e é caracterizada por uma perda de sangue por via vaginal. Esse sangue provém do endométrio, que é uma camada de tecido vascularizado, que vai engrossando e recobrindo o interior do útero ao longo do ciclo sexual, e serve para acomodar o óvulo fecundado. Quando a fecundação não ocorre, o útero se contrai para soltar excesso de tecido do endométrio.

De acordo com o documentário, em média 80% das mulheres sofrem de incomodos fisicos e psicológicos associados com a menstruação. O período menstrual está associado com uma média de 20 doenças, entre elas a síndrome de TPM, com seus 150 sintomas associados. O resultado disso é que a menstruação está diretamente associada com milhões de mulheres infelizes ao redor do mundo. Porém, um estranho silêncio parece rodear o assunto.
Durante o ciclo sexual, que dura em média 28 dias, o corpo da mulher passa por diversas transformações, inclusive um aumento de temperatura corporal de quase 1°C no momento da ovulação, e grandes alterações nos níveis hormonais.


Fonte: adeledoua.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENDIMENTOS TANTRICOS

WhatsApp e fone da Chandra 11941022725 AVISO URGENTE! Lembrando que nossa promoção em todos os atendimentos começou no primeiro dia...